Tuesday 1 May 2007

Chef sem segredos

Eu sou fã de Jamie Oliver, um chef inglês que escreve livros e faz programas de culinária para a TV (aqui no Brasil, pode ser assistido pela GNT). Eu sempre gostei de improvisar na cozinha. Não sou nenhuma chef, mas geralmente obtenho sucesso nos meus investimentos culinários. Uma vez plagiei aquele recheio de maça da tortinha de maça do Mc Donald´s, e pra não ficar mais gostoso só faltou mesmo o pastelzinho crocante. Hoje, sozinha em casa e com dispensa vazia, não me restou outra alternativa a não ser improvisar para evitar enfrentar o fiozinho lá fora. Abri a geladeira e lá estavam o queijo Meia-cura, o Provolone e o requeijão. No mesmo instante uma rajada de vento me fez ter a brilhante idéia de um Foudue de queijo! Eu sou bem crítica com minhas experiências culinárias, por isso não duvide quando eu disser que o tal fondue ficou ma-ra-vi-lho-so. O tal fondue ficou ma-ra-vi-lho-so! E para compartilhar esta obra-prima culinária com vocês, lá vai a receita (para uma pessoa, ok? Se estiver acompanhado, aumente de acordo):

Fondue de Queijo Improvisado by BB


Aproximadamente:
50g de queijo meia-cura (tem na feira)
50g de queijo provolone
1 colher de requeijão (o meu era com ervas finas - coisa da minha mãe - mas pode ser o normal)
1/2 xícara de leite
1 colher de creme de leite
azeitonas, alho, azeite e pimenta-do-reino

Preparo: em uma colher de azeite refogue um pontinha de colher de alho. Coloque o leite e em seguida os queijos e o requeijão. Acrescente as azeitonas (umas três, sem caroço, e de preferência lave para tirar um pouco do sal). Quando os queijos estiverem derretidos acrescente o creme de leite, um pitada de pimenta-do-reino e desligue o fogo (o ideal é que o creme de leite não ferva).

Pronto! Sirva (se) com pães adocicados ou com pouco sal, como pão de forma, pão italiano, de batata (porque os foundue fica bm salgadinho). Bom Apetite!

3 comments:

Thiago Padula said...

Eu tenho uma receita também:

Pegue a pipoca de microondas e ponha, evidentemente, no microondas. Antes, aperte bem o saco de modo que os grãos se misturem. Então dê cinco minutos (meu microondas é velho, não tem o botão 'pipoca') e fique ouvindo. Quando o intervalo entre um estouro e outro for mais que dois segundos, cancele, e vualá!, tá pronta uma tigelona de destruidores de obturação.

Anonymous said...

vixi... eu nao sei fazer fondue mesmo!!! nem sabia q tinha tempero pro queijo!!! hauhauha
mas pipoca eu faço, mas só pq o meu microondas tem o tal do botão...
hihihi

bb said...

bem, como eu não gosto de pipoca, fico com as coisas mais sofisticadas. pq eu sou fashion né bem!