Friday 18 May 2007

Alguém quer um autógrafo?

Eu sei que o tema Orkut está batido demais, inclusive muitos amigos meus simplesmente deletaram essa ferramenta de destruição de suas vidas. A mim, posso dizer que o referido não causou nada de muito glorioso e nada de muito devastador. Ele já me causou dor, por ser indiscreto, mas (acho que em termos absolutos pelo mesmo motivo) me trouxe mais coisas boas, então resolvi deixar ele lá, e visitar de vez em quando. Eu nunca consegui entender muito bem a necessidade das pessoas de ficar vasculhando a vida alheia até que um dia, sem querer, vi uma informação e quando me dei por conta estava obcecada em me aprofundar nos detalhes. Que coisa horrível! Ainda bem que sou uma pessoa equilibrada, e antes que descesse ao fundo do poço, agarrei a borda e retornei à superfície. Também já cometi algumas indiscrições, não o suficiente para escancarar a minha vida, mas o necessário para atiçar a curiosidade dos orkuteiros de plantão. Não que eu queria ser alvo dessa curiosidade, mas um pouco de mistério traz um certo charme, né não?

E, apesar de muitos contestarem, o Orkut revela, sim, muito sobre seus membros. Tem os mais discretos, os escancarados, os curiosos, os carentes que ficam mandando recados para a comunidade mundial pedindo amigos pelos amor de deus, etc., etc,. e tem os fãs. Qualquer que seja o problema dos fãs, é bem sério. O ser humano te conhece num dia, em um evento qualquer por tabela, e no dia seguinte vira teu fã no Orkut. A menina é uma colega de classe, com quem você falava raramente (e nem fazia muita questão mesmo), que finge que não te vê em festas, mas ela é sua fã no Orkut. E aquele indivíduo que você não vê há uns dez anos, desde a sexta série quando mal existia e-mail, e que é seu fã. Meu, como ele sabe que eu continuo uma boa pessoa? Ele sabe que eu não vou mais à igreja? E se eu virei uma criminosa, como esse fulano pode ser meu fã!?

Coisas da psicologia humana. Nem Freud explica, porque ele nem tinha Orkut.

4 comments:

Thiago Padula said...

Também me suicidei no orkut, não porque 'invadiam minha privacidade' (cá entre nós, quem, em pleno uso de suas faculdades mentais, ia querer saber alguma coisa da minha vida?), mas mais porque ele era meio inútil e enchia minha caixa postal de bobagem. Não sinto falta, e quando preciso ver algo em alguma comunidade, vou pelo perfil do meu irmão. O mais legal é saber quantas pessoas lembram do seu aniversário! Talvez 'legal' não seja a palavra, é meio triste...

Anonymous said...

É... já gostei do orkut, já me iriitei com o orkut, já me deletei do orkut... Porém, eu voltei! Voltei, porque infelizmente, atualmente é o meio mais prático de manter contato com algumas pessoas. E, também, porque tem umas comunidades que realmente são boas.

O orkut é um grande mundo de aparências. Todo mundo coloca a melhor foto, faz poses, caras e bocas. Todo mundo é amado! Todo mundo tá sempre morrendo de saudade e mais uma série de coisas... Isso que vc falou é a mais pura verdade, fulano nem olha na sua cara, mas lá quer ser seu amigo, fã... Eu os chamo de 'figurantes' e esse foi um dos motivos que deletei meu orkut aquela vez, haviam muitos figurantes.

Esse neg de aniversário também é engraçado, umas vez minha irmã colocou o aniver dela num dia errado e choveuuuu gente dando parabéns pra ela! tsc...tsc...

Roberta said...

Hahaha, a Dani aí de cima falou e disse!
Quanto aos fãs... Fazem isso pensando neles, é aquela vaidaaaade negativa. Ele nem leu seu (ou de qqr outra pessoa) nome, só viu a foto e já foi correndo botar a estrelinha, na esperança de ganhar mais uma como retribuição. :S

bb said...

Com certeza!Mas eu só dou estrelinhas para quem tira pelo menos 8 comigo.