Saturday 5 May 2007

Lixação Visual


Uma coisa que ainda não comentei aqui é o quanto odiei essa coisa de "limpeza visual" iventada por esses vereadores de São Paulo. Tudo bem que precisava de uma regulamentação sobre o assunto, mas tirar tudo eu acho um pouco de exagero. Até
porque, pelo que consigo me lembrar (e eu me esforço bastante pra isso), a maioria das aberrações visuais são criadas por não publicitários - tipo aqueles cartazes de shows impressos aos milhares e colados um ao lado do outro em todas as paredes da
cidade, ou aquelas faixas com mensagens pessoais e contrangedoras "Amó perdoa tudo que eu fiz de errado estou arrependida Vilma" (eu tenho vergonha só de olhar pra isso). Engraçado é que isso continua, mas os luminosos da Blockbuster não...

Sabe que eu já até ouvi pessoas comentando como aquela propaganda era bonita, como era criativa, que até deixava a cidade mais bonita. Poxa, eu ficava toda orgulhosa da minha profissão. E agora? Onde havia aquela obra-prima da criatividade
agora tem parede cinza e esburacada. Onde tinha aquele luminoso que acendia a noite escura das ruas paulistanas, agora tem uma faixa pobre e minúscula que mal dá pra ver de dia, quem dirá a noite.

E os pobres pequenos empresários do setor? Deus tenha piedade. Agora pobres e desempregados. Isso sem falar no mercado para jovens iniciantes na Comunicação que ficou mais escasso (Designers gráficos vão se especializar em design de miniaturas,
Comunicação Externa vai virar adivinhação - mas o que será que aquele estabecimento vende? Não parece uma Blockbuster?)

Eu fui particularmente prejudicada. Ou quem tentar ir à minha casa será. Os pontos de referência eram essenciais pra indicar o caminho. E agora o que vou dizer? Vira a direita depois de uma parede vermelha, depois de passar por uma parede vermelha e amarela, ao lado de um toldo azul. Ou eu posso colocar uma faixa enorme e constrangedora na esquina da minha rua e usá-la como referência.

Obs: créditos da foto: http://www.boringboring.com.br/

5 comments:

Thiago Padula said...

Acho a lei rigorosa demais com os estabelecimentos comerciais, o que acaba prejudicando tanto o dono do lugar quanto quem poderia freqüentar. Agora, quanto às placas de publicidade, tô achando tudo lindo (e até onde eu saiba, faixas como essa da Vilma também não são permitidas). Acho que quanto menos motivos dermos pra existir um publicitário, mais cedo nos livraremos dessa raça dos infernos.

bb said...

Ahhh padula! quanta baixa estima!

Thiago Padula said...

Não é baixa estima. É antipatia. Pela própria profissão, o que sim, pode ser baixa estima. Hummm... guess you're right.

Anonymous said...

Isso fica até a próxima eleição, na qual algum candidato em busca de popularidade permite voltar tudo, alegando que regularizará... quer apostar?

Ps: Te liguei inúmeras vezes no sábado. bjs

bb said...

Padula, eu quase sempre estou certa

Não quero apostar pq é bem provável

jura? não tocou nenhuma!
tá com o no certo?

vou te passar de novo no email
bjs