Wednesday 11 July 2007

Festa do Morango e da comilança

Existe uma época do ano em que Monte Alegre do Sul aparece no mapa do interior paulista. É em julho, quando se realiza a Festa do Morango. Eu quase sempre estive na cidade pelo menos em um domingo do mês de julho, nos últimos 22 anos, mas devo admitir que só me lembro de ter ido uma vez na tão falada festa, e isso faz uns dez anos. Mas, num final de semana tranquilo no Rincão Bão, meu irmão e eu resolvemos levar minha prima de 11 anos (oh, god, i'm really old), comer um crepe.

Me surpreendi, porque, diferente das festas regionais de Jundiaí (Uva, Morango, Italiana...) que com o passar dos anos foram se tornando ponto de encontro dos batedores de carteira, "manos" e maloqueiros da região, a festa de Monte Alegre do Sul continua tão tranquila que nem é preciso pagar os abusivos R$ 10 para deixar o carro no estacionamento (também, com 6.000 habitantes, qualquer um que se atrevesse a bater carteira ia ser logo reconhecido como filho de fulano, neto de cicrano, etc). E a entrada, apenas R$ 6, dá direito a três palcos com música ao vivo (e tem até mpb, pra quem acha que o sertanejo é clichê em festa do interior).

Se estiver de bobeira, vale a pena conferir. No mínimo dá pra se empanturrar de tudo quanto é coisa de morango, comer um dog prensado duplo feito no pão de hambúrguer, experimentar o chocolate quente com conhaque, degustar o Chop Ashby, conhecer as cachaças da região, tomar aquelas batidinhas de quermesse (capeta, xixi de anjo...) em copos gigantes a la copa do mundo, adquirir as mais variadas bugigangas e artesanatos locais e, por R$ 25, ter o seu retrato feito na hora por um desenhista.

Confira a PROGRAMAÇÃO.

1 comment:

Thiago Padula said...

Já tive meu retrato feito por um desenhista, e ele era péssimo.

Se não me engano, você teve um tbm.