Friday 9 March 2007

Gregos e romanos

Há tempos venho dizendo a mim mesma (e algumas pessoas concordam) que eu deveria fazer um blog. Não o fiz antes, não por falta de tempo (quanto tempo livre mais poderia querer uma recém-formada sem emprego?), mas acho que por fata de vontade mesmo. De inspiração, como dizem. Sabe aquele lance de "99% transpiração e 1% inspiração"? Pois é engraçado como esse 1% faz toda diferença.

O que importa, enfim, é que alcancei o dito cujo (ou quase) e, já que estou aqui, creio ser pertinente explicar o título do blog (embora tenha descoberto que ele pode ser alterado a qualquer momento, o que é maravilhoso e tentador).

Depois de uma pesquisa não muito profunda, mas interessante, sobre o meu nome, fiquei sabendo que ele é, em sua origem, o nome que os gregos e romanos davam àqueles que não eram nem gregos nem romanos. Só que em uma versão feminina, com acento e sem aquele sotaque do latin (no caso de Roma).

Até que o nome é pertinente no meu caso, já que não sou grega nem romana. Mas uma dúvida surgiu com essa pesquisa: se um grego fosse à Roma, ou um romano à Grécia, seria ele chamado por esse nome ou isso era válido apenas para os não-identificados?

No comments: