Thursday 21 June 2007

Campanha pela real presença

A intenet tem lá seu charme, afinal, é possível conversar com amigos que você não vê há anos, com aqueles que estão a kilômetros e a oceanos de distância, reatar contatos perdidos, e até mesmo manter na mira aquele affair. Por outro lado, a coisa saiu um pouco de controle. As pessoas estão perdendo a habilidade para conversas pessoais, por que é muito mais fácil escrever tudo no e-mail, ou na telinha do msn. É meio que um efeito paradoxo: a internet aproxima quem está longe e distancia quem está perto. Claro que isso não é regra, mas eu acho tão mais bacana quando um cara que quer sair comigo me liga e aí nós combinamos um programa legal, que satisfaça a ambos. Parece mais real.

Ultimamente a coisa se desenrola toda na iternet. Legal, bacana. Conversinhas no MSN, no mínimos aliviam a tensão do trabalho, recados no Orkut, e-mails, etc. têm um efeito renovador na auto-estima. Filtrados pelas telas dos computadores, celulares e afins, a gente tem muito mais coragem pra dizer algumas coisas, porque é um mundo virtual e depois você pode até fingir que nada aconteceu, porque, na verdade, nada aconteceu. Foram palavras ditas a uma personagem. É intimista, mas impessoal, porque não há olhares, expressões. Ninguém me vê corar. Assim como é mais fácil escrever, é mais fácil ouvir - as palavras perdem muito do impacto que possuem ao serem pronunciadas. Eu gostaria de ouvir pessoalmente metade das coisas que já recebi em mensagens instantâneas.

Emotions não substituem sorrisos, gargalhadas, olhares, o som de uma voz querida. Msn não substitui a presença. Palavras escritas não substituem palavras faladas. Recado no Orkut não mata saudade, e-mail não diz a verdade. Tudo isso ajuda muito, mas não substitui nada. Viva a real presença!

1 comment:

Anonymous said...

com certeza é mto mais fácil escrever milhares de coisas na net. Mas nem sempre sabemos se a lengalenga é verdadeira ou só flerte de msn. Mas qdo encontramos a pessoal na forma real, a verdade é impossível de ser escondida. Já passei pela crise de aminésia de propostos príncipes azuis qdo encontrados pessoalmente e não dar créditos a sapinhos depois de mais um ano de xaveco pelo msn que qdo encontrados pessoalmente viraram príncipes. :-) (acho q estou mto romântica....huahuahuahauhau)

enfim....

a verdade é q o contato real é crucial pra saber "as intenções" do seu virtual flert

e nada como um flert bem real.....rssssss